As tendências tecnológicas para 2024

A Inteligência Artificial (IA) foi um elemento decisivo na transformação do sector de seguros em 2023, e as tendências para 2024 indicam que essa transformação está longe de terminar.
De acordo com um relatório da McKinsey, a IA pode ajudar o mercado segurador a mudar do modelo actual de "detectar e reparar" para o modelo "prever e prevenir". Neste sentido vão também as conclusões de um estudo publicado pela Deloitte, segundo o qual a maioria das seguradoras começa a entender que reagir aos riscos pode não ser suficiente e estão a investir na sua transformação para evitar, em primeiro lugar, que os sinistros aconteçam. Esta mudança para um modelo de negócios mais centrado no cliente provavelmente exigirá a adopção de tecnologia avançada e a modificação da cultura das empresas para ajudar a minimizar as interacções em ambiente fechado, melhorar a colaboração entre a rede e aumentar a acessibilidade dos dados dos clientes.
Espera-se assim que o sector de seguros passe por mudanças significativas nos próximos anos, com a tecnologia desempenhando um papel fundamental na formação do futuro do sector.
Fruto da evolução da IA e das tecnologias que a suportam, prevê-se que as tendências tecnológicas que em 2024 vão ter impacto tanto para as seguradoras como para a distribuição de seguros, venham a ser as seguintes:
- Avaliação dos riscos: a IA pode ajudar a compreender e modelar melhor os riscos, reforçando assim a capacidade para avaliar os riscos e desenvolver produtos novos ou melhorados.
- Processamento de sinistros: a IA pode ajudar a automatizar o processamento dos sinistros, reduzindo o custo de atendimento aos clientes e melhorando a satisfação do cliente
- Personalização: os algoritmos de IA podem usar dados do histórico do cliente para oferecer cotações e preferências personalizadas, bem como coberturas personalizadas, melhorando a satisfação do cliente.
- Detecção de fraudes: a IA pode ajudar a detectar fraudes em sinistros, analisando grandes quantidades de dados e identificando padrões que indicam fraude.
- Subscrição automatizada: a IA pode ajudar a automatizar o processo de subscrição, reduzindo o tempo e o custo da subscrição e melhorando a precisão.
- Análise preditiva: a IA pode ajudar a usar a análise preditiva para identificar tendências e padrões nos dados, permitindo-lhes tomar melhores decisões e melhorar a satisfação do cliente.
- Chatbots: os chatbots baseados em IA podem ajudar a fornecer um melhor atendimento ao cliente, respondendo às dúvidas dos clientes e resolvendo problemas de forma rápida e eficiente
- Telemática: A IA pode ajudar as seguradoras a utilizar dados telemáticos para compreender melhor o comportamento dos condutores e desenvolver novos produtos e serviços.
- Negociação digital-first: A agenda definida no documento Blueprint Two da Lloyd's visa introduzir o novo 'MRCv3' em meados de 2024, o que proporcionará uma negociação mais eficiente e digital-first, normalizando a troca de dados e fluxos de trabalho.